Logo Folha de Pernambuco

Rússia

Rússia acusa Ocidente de "interferência"' nas eleições presidenciais da Moldávia

Maia Sandu, de 52 anos, obteve 55,33% dos votos

Presidente da Rússia, Vladimir PutinPresidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Alexander Kazakov/POOL/AFP

A Rússia acusou, nesta segunda-feira (4), as potências ocidentais de "interferência" na eleição presidencial do fim de semana na Moldávia, na qual foi reeleita o presidente em final de mandato, Maia Sandu, defensora de uma aproximação com a União Europeu.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicou que as eleições revelaram “uma evidente interferência dos países ocidentais” e acusou as autoridades moldavas de lançarem uma “repressão sem precedentes” contra a oposição, na próxima de Moscou.

“Foi a campanha eleitoral menos democrática desde a independência da Moldávia em 1991”, afirmou à porta-voz do Ministério, Maria Zakharova, em publicação no Telegram.

A vitória de Sandu, pró-UE, ocorreu duas semanas após o triunfo fechado do "sim" em um referendo sobre a adesão ao bloco.

As eleições nesta ex-república soviética foram realizadas em meio a um clima de temor de uma interferência da Rússia, que negociou essas acusações.

Sandu, de 52 anos, obteve 55,33% dos votos, em comparação com os 44,67% de seu adversário, Alexandr Stoianoglo, um ex-promotor de 57 anos que tem o apoio dos socialistas pró-Rússia.

Veja também

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto
Brasil

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão
Mar do Japão

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão

Newsletter