Guerra na Ucrânia

Rússia acusa Ucrânia de bombardear a central nuclear de Zaporizhzhia

Forças ucranianas dispararam mais de "20 projéteis de grande calibre" contra a central, a maior da Europa, segundo a nota

Usina nuclear de ZaporizhzhiaUsina nuclear de Zaporizhzhia - Foto: Handout / International Atomic Energy Agency (IAEA) / AFP

O exército da Rússia acusou neste domingo (20) a Ucrânia por novos bombardeios na área da central nuclear de Zaporizhzhia, sul do território ucraniano, mas afirmou que o nível de radiação permanece "dentro das normas".

Kiev "não para suas provocações destinadas a criar uma ameaça de catástrofe provocada pelo homem na central nuclear de Zaporizhzhia", afirmou o exército em um comunicado.

No sábado e domingo, as forças ucranianas dispararam mais de "20 projéteis de grande calibre" contra a central, a maior da Europa, segundo a nota.

Os projéteis explodiram entre os blocos número 4 e 5 e atingiram o teto de um "edifício especial" próximo aos blocos, acrescenta o texto.

Apesar dos bombardeios, "o nível de radiação na área da central permanece dentro da norma", insiste o comunicado.

A Rússia, que executa uma ofensiva na Ucrânia desde 24 de fevereiro, ocupa militarmente o território da central. O presidente russo, Vladimir Putin, reivindicou a anexação da região, assim como de outros três territórios ucranianos.

Rússia e Ucrânia trocam acusações há vários meses sobre bombardeios na área da central nuclear, que está sob controle russo.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter