Logo Folha de Pernambuco

guerra

Rússia afirma que drones ucranianos atacaram central nuclear de Zaporizhzhya

A AIEA, uma agência da ONU, disse, sem confirmar os fatos, que foi informada pela Rússia que "um drone explodiu no local"

A usina nuclear de Zaporizhzhia é controlada por MoscouA usina nuclear de Zaporizhzhia é controlada por Moscou - Foto: Olga Maltseva/AFP

A Rússia afirmou neste domingo (7) que drones ucranianos atacaram a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhya, que ela ocupa há dois anos, e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu moderação.

"As Forças Armadas ucranianas atacaram a cúpula do reator nº 6 da usina nuclear de Zaporizhzhya", disseram os administradores da usina nomeados pela Rússia nas mídias sociais depois que suas tropas assumiram o controle.

Os administradores acrescentaram que o nível de radiação está normal.

A AIEA, uma agência da ONU, disse, sem confirmar os fatos, que foi informada pela Rússia que "um drone explodiu no local".

"Peço que [as partes] se abstenham de qualquer ação que vá contra os cinco princípios da AIEA que ameaçam a segurança nuclear", disse o diretor da agência, o argentino Rafael Grossi.

A agência russa de energia atômica, Rosatom, denunciou a "escalada". Ela disse que um de seus drones atingiu a cantina da usina, ferindo três funcionários.

A Rosatom pediu à AIEA e aos países da UE que "condenem categoricamente a escalada em torno da maior usina nuclear da Europa".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter