Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Rússia afirma que impediu ataque de drones no Mar Negro

Na semana passada, o Exército Russo afirmou que impediu outro ataque do mesmo tipo contra o "Serguei Kotov"

Mísseis russos lançados da região russa de Belgorod Mísseis russos lançados da região russa de Belgorod  - Foto: Vadym Bielikov / AFP

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta terça-feira (1°) que impediu um ataque noturno de três drones navais ucranianos contra seus navios de patrulha no Mar Negro, cenário de estresse entre Kiev e Moscou.

"Durante a noite, as Forças Armadas tentaram atacar, sem sucesso, com três drones navais o "Serguei Kotov" e "Vassili Bykov", navios de patrulha da Frota Russa do Mar Negro", afirmou o ministério em um comunicado.

"Os três drones navais do inimigo foram destruídos pelos disparos dos navios russos", acrescenta a nota do ministério, que localiza o ponto do ataque 340 km ao sudoeste de Sebastopol, na península anexada da Crimeia.

Os drones navais são aeronaves não tripuladas que operam na superfície da água e são pilotadas à distância. a. Moscou acusa Kiev com frequência de usar estes dispositivos, além de drones aéreos, para atacar alvos no Mar Negro.

Na semana passada, o Exército Russo afirmou que impediu outro ataque do mesmo tipo contra o 'Serguei Kotov'.

Em 17 de julho, a Ucrânia reivindicou um ataque com drones navais contra a ponte de Kerch, uma infraestrutura vital para as conexões entre a Rússia e a Crimeia.

No mesmo dia, a Rússia anunciou a saída do acordo internacional para facilitar a exportação de cereais ucranianos pelo Mar Negro, cenário de elevada tensão desde então.

Moscou e Kiev alertaram que os navios que trafegam pelo Mar Negro podem ser considerados alvos objetivos militares caso prossigam para portos inimigos.

Veja também

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Newsletter