europa

Rússia afirma que sanções ocidentais provocam interrupção do fornecimento de gás para Europa

A declaração foi feita poucos dias após a paralisação completa do Nord Stream

Nord Stream 2, gasoduto do acordo entre Alemanha e RússiaNord Stream 2, gasoduto do acordo entre Alemanha e Rússia - Foto: John Macdougal /AFP

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (5) que a interrupção do fornecimento de gás russo para a Alemanha através do gasoduto estratégico Nord Stream é responsabilidade apenas do Ocidente, porque as sanções impedem a manutenção adequada das infraestruturas do setor.

"Os problemas de bombeamento (de gás) surgiram em consequência das sanções dos Estados ocidentais. Não há nenhuma outra razão para estes problemas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A declaração foi feita poucos dias após a paralisação completa do Nord Stream, gasoduto crucial para o abastecimento dos países europeus, que temem uma cris energética no inverno.

"São estas sanções (...) que levaram à situação que estamos vendo agora", disse em uma entrevista coletiva por telefone. 

O porta-voz do Kremlin também rebateu "categoricamente" as "tentativas incessantes" do Ocidente de "transferir a responsabilidade e a culpa" a Moscou. 

"O Ocidente, neste caso a União Europeia, Canadá e o Reino Unido, é responsável pela situação ter chegado a tal ponto", disse. 

Dmitri Peskov voltou a justificar a interrupção do fornecimento de gás russo para a Alemanha através do gasoduto Nord Stream, anunciado na sexta-feira (2), por uma "manutenção séria" que, segundo ele afirmou, afeta a última turbina que funcionava até o momento.

Veja também

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado
brasília

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês
INCÊNDIOS

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês

Newsletter