Rússia afirma ter retomado da Ucrânia margem leste do Dnieper
Exército também ocupou a cidade ucraniana Avdiivka, após meses de combates
A Rússia afirmou, nesta terça-feira (20), que retomou o controle da cidade de Krynky, ocupada pelas forças ucranianas na margem oriental do rio Dnieper no ano passado, poucos dias após ter ocupado Avdiivka, depois de meses de combates.
Em 2023, o Exército de Kiev havia estabelecido uma "cabeça de ponte" em Krynky, mas, segundo o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu, as tropas de Moscou expulsaram mais uma vez os ucranianos.
"Confirmo que Krynky foi limpa. Na verdade, toda a margem [a leste do Dnieper] está sob nosso controle", disse Shoigu ao presidente Vladimir Putin em uma conversa transmitida pela televisão, logo após a mídia russa divulgar a informação.
Leia também
• Cidadã americana é presa na Rússia acusada de traição após doar R$ 250 para a Ucrânia
• Piloto russo achado morto após desertar para a Ucrânia era "cadáver moral", diz espião-chefe russo
• Gasto militar global bate recorde em 2023 com aprofundamento das guerras em Gaza e na Ucrânia
Na conversa, Putin ironizou o que descreveu como uma "fuga caótica" das tropas ucranianas de Avdiivka, no leste do país.
"Essa fuga caótica ocorreu quando as forças armadas ucranianas ordenaram a retirada", disse o presidente russo, acrescentando que esse recuo "foi, na realidade, uma fuga no sentido literal".
Os avanços de Moscou ocorrem após quase dois anos do início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, e a poucas semanas das eleições presidenciais em que Putin procura consolidar seu poder em um novo mandato de seis anos.