Rússia anuncia 'aproximação de posições' com Ucrânia
Segundo autoridades ucranianas, as delegações estão "na metade do caminho" de um acordo sobre o assunto
O chefe da delegação russa nas negociações com a Ucrânia observou uma "aproximação" de posições sobre o status de neutralidade da Ucrânia, e avanços na desmilitarização daquele país, anunciou nesta sexta-feira.
"O tema do status de neutralidade da Ucrânia e a sua não adesão à Otan é um dos pontos-chave das negociações, é o ponto em que as partes aproximaram ao máximo suas posições", disse Vladimir Medinsky, citado pelas agências russas. No entanto, ele apontou "nuances" nas "garantias de segurança" exigidas pela Ucrânia.
Leia também
• Agência da ONU alerta para negligência com países mais pobres devido ao conflito na Ucrânia
• Putin acusou Ucrânia de 'crimes de guerra' em conversa com Macron
• Seis países denunciam na ONU a 'desinformação' espalhada pela Rússia sobre a guerra na Ucrânia
"No que diz respeito à desmilitarização, eu diria 50/50", comentou Medinsky, que disse não poder revelar detalhes sobre as negociações. Segundo ele, as delegações estão "na metade do caminho" de um acordo sobre o assunto.
Um dos membros da delegação ucraniana, o conselheiro presidencial Mykhailo Podoliak, publicou no Twitter que "as declarações da parte russa são apenas o início das suas exigências. Nossa posição não mudou: cessar-fogo, retirada das tropas (russas) e fortes garantias de segurança, com fórmulas concretas", ressaltou.
To clarify. At the negotiations, the RF not putting ultimatums, but carefully listens to our proposals. will not give up any of the positions. Our demands are - the end of the war and the withdrawal of RF troops. I see the understanding and there is a dialogue. pic.twitter.com/72ae9ZeOfn
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 13, 2022
Moscou mantém negociações com Kiev e exige do governo ucraniano um status de neutralidade, como o da Suécia e Áustria. Também pede à Ucrânia que descarte uma adesão à Otan, além da desmilitarização e "desnazificação" daquele país.