Rússia

Rússia anuncia bloqueio de acesso a 81 veículos de imprensa da UE

Medida é parte de retaliação a restrições impostas à mídia russa pelo bloco europeu

Fotografia mostra pichações relativas ao conflito em curso após a invasão da Ucrânia pela Rússia, na fachada da sede da AFP em Paris Fotografia mostra pichações relativas ao conflito em curso após a invasão da Ucrânia pela Rússia, na fachada da sede da AFP em Paris  - Foto: Alain Jocard/AFP

A Rússia anunciou, nesta terça-feira, que vai bloquear o acesso no país a 81 veículos de comunicação de países da União Europeia. A medida é parte de uma retaliação a restrições impostas à mídia russa pelo bloco.

Na lista publicada pelo Ministério das Relações Exteriores russo estão jornais, televisões e agências como El Mundo e El País, da Espanha, Der Spiegel, da Alemanha, RAI, da Itália, e Le Monde, Libération e AFP, da França.

Em maio, a UE decidiu bloquear a transmissão de quatro veículos de comunicação russos controlados pelo Kremlin – Voice of Europe, Ria Novosti, Izvestia e Rossiiskaia Gazeta – acusados de serem um "instrumento" de apoio à ofensiva de Moscou na Ucrânia.

"Serão impostas medidas de represália para o acesso a partir do território russo aos veículos de comunicação dos Estados-membros da UE", indicou o Ministério.

A Rússia afirmou ainda que "revisará" as restrições se as sanções contra a mídia russa forem levantadas.

Há mais de dois anos, a UE também vetou a difusão na sua jurisdição de vários veículos de comunicação russos ou pró-russos, incluindo o Russia Today, ao acusar a Rússia de usar essas plataformas para "espalhar a sua propaganda e realizar campanhas de desinformação".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter