Rússia anuncia captura de cidade mineradora perto de Pokrovsk, no leste da Ucrânia
O Ministério da Defesa russo disse que "libertou" a cidade
O Exército russo anunciou, nesta segunda-feira (13), a captura de Pishchane, uma cidade mineradora perto de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, uma área onde as forças russas vêm avançando há vários meses.
O Ministério da Defesa russo disse que "libertou" a cidade, localizada a menos de 10 km de Pokrovsk e que abriga uma grande mina de carvão.
Em Pishchane, um dos três poços desta mina, a produção teve que ser interrompida em 12 de dezembro devido a conflitos nas proximidades, de acordo com a siderúrgica Metinvest, a maior do país e proprietária das instalações.
No total, 3.500 pessoas ainda trabalhavam lá no início de dezembro, em comparação com 10.000 antes da ofensiva russa.
Leia também
• Germano-iraniana Nahid TaghaviIran é solta após quatro anos de prisão no Irã
• Seul estima que 300 soldados norte-coreanos morreram na guerra entre Rússia e Ucrânia
• Soldado norte-coreano capturado na Ucrânia achava que iria para treinamento
Os outros dois poços, localizados em Udachne e Kotlyne, ficam mais a oeste de Pishchane e estão sob o controle das forças ucranianas.
Nas últimas semanas, as tropas russas apertaram o cerco em torno de Pokrovsk, uma cidade estratégica para o Exército ucraniano.
Se as forças russas tomarem Pokrovsk, será um sério revés para Kiev, não apenas a nível militar, mas também econômico, já que sua mina é a única em mãos ucranianas que produz coque, um tipo de carvão necessário para fazer aço.
A indústria siderúrgica ucraniana, o segundo maior setor de exportação depois da agricultura, foi duramente atingida pela invasão, mas ainda desempenha um papel crucial para o país.