Rússia anuncia cessar-fogo local em Mariupol na quinta-feira para evacuar civis
Medida deve facilitar a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia
O ministério russo da Defesa anunciou que vai instaurar um "regime de silêncio", ou seja um cessar-fogo local, a partir das 10H00 de quinta-feira (04h00 de Brasília) no sitiado porto ucraniano de Mariupol para evacuar civis.
Segundo a fonte, esta medida deve facilitar a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia.
Leia também
• Tropas russas começam a se retirar da usina nuclear de Chernobyl
• Rússia é acusada na ONU de provocar uma 'crise alimentar mundial'
• Presidente da Ucrânia vê sinais 'positivos' em negociação com a Rússia
"Para que esta operação humanitária tenha sucesso, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados [Acnur] e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha [CICV]", acrescentou o ministério no comunicado.
O ministério russo pede que a Ucrânia garanta o "respeito incondicional" do cessar-fogo local por meio de uma notificação escrita enviada à parte russa, ao Acnur e ao CICV antes das 06h00 (00h00 em Brasília) de quinta-feira.
A Rússia pede que o exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança das caravanas de ônibus que circularão ao longo do itinerário estabelecido para esse corredor.