Rússia anuncia que libertou "por completo" zonas residenciais da cidade ucraniana de Severodonetsk
Segundo o ministro da defesa da Rússia, Moscou controla atualmente 97% da região ucraniana de Lugansk, a qual Severodonetsk pertence
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou nesta terça-feira (7) que o exército do país libertou "por completo" as zonas residenciais de Severodonetsk, uma cidade crucial do leste da Ucrânia, que concentra os combates na região.
"As zonas residenciais de Severodonetsk foram libertadas por completo", declarou o ministro em um discurso exibido na televisão, no qual acrescentou que "a tomada de controle da zona industrial e das localidades vizinhas prossegue".
Segundo o ministro, Moscou controla atualmente 97% da região ucraniana de Lugansk, a qual Severodonetsk pertence.
Leia também
• Líder separatista pró-Moscou confirma morte de general russo na Ucrânia
• Tropas da Ucrânia resistem em cidade-chave Severodonetsk
• Zelensky promete 'vitória' da Ucrânia no 100º dia de invasão russa
"As cidades de Liman e Sviatogorsk, assim como 15 outras localidades, foram libertadas", acrescentou.
A tomada das duas cidades, caso confirmada, seria uma conquista importante para Moscou, que superaria desta maneira o último obstáculo para tentar controlar as cidades de Sloviansk e Kramatorsk, a capital da região de Donetsk sob controle ucraniano.
Shoigu afirmou que "126 militares ucranianos se rinderam em cinco dias" às tropas russas e 6.489 foram feitos prisioneiros desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em 24 de fevereiro.
Não foi possível verificar os números com fontes independentes.