guerra na ucrânia

Rússia anuncia que regiões anexadas da Ucrânia votarão nas eleições presidenciais de 2024

Pleito deverá marcar a reeleição de Vladimir Putin, que anunciou o desejo de concorrer a um quinto mandato

O presidente da Rússia, Vladimir Putin O presidente da Rússia, Vladimir Putin  - Foto: Gavriil Grigorv/ Pool / AFP

Os territórios parcialmente ocupados pela Rússia no leste e sul da Ucrânia participarão nas eleições presidenciais russas de 2024, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC). O pleito deve marcar a reeleição de Vladimir Putin, que anunciou na última semana o desejo de concorrer novamente.

As Forças Armadas da Rússia e o Serviço Federal de Segurança (FSB) haviam afirmado anteriormente que eles “consideram possível” que a votação aconteça em áreas onde os combates continuam, quase dois anos após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

A legislação russa permite que a CEC convoque eleições em regiões sob lei marcial após consultar primeiramente o FSB e o Ministério da Defesa. O Kremlin afirma ter anexado partes das regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, uma ação amplamente condenada pela comunidade internacional.

Grandes áreas desses territórios, incluindo duas das capitais regionais, Zaporizhzhia e Kherson, não estão atualmente sob controle militar russo. De acordo com o vice-presidente da CEC, Nikolai Bulayev, “não apenas o sistema eleitoral dos quatro [territórios] está em pleno funcionamento, mas é também altamente profissional”.

O presidente Vladimir Putin anunciou na semana passada que planeja concorrer a um quinto mandato no cargo, uma corrida que ele deve vencer, já que grande parte da oposição do país está presa ou exilada. A CEC estabeleceu um período de votação de três dias para a eleição presidencial de 2024, que ocorrerá de 15 a 17 de março.

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter