Rússia anuncia que tomou o controle da cidade de Sudzha, na região de Kursk
A região é apontada como uma "moeda de troca" nas eventuais negociações de paz
A Rússia anunciou nesta quinta-feira (13) que assumiu pleno controle de Sudzha, uma localidade na região fronteiriça de Kursk, que havia sido dominada pelas forças ucranianas após a ofensiva de agosto do ano passado.
Leia também
• Governo diz que sobretaxa dos EUA é 'injustificável' e não descarta OMC
• Eventual cessar-fogo na Ucrânia põe Vladimir Putin em dilema; entenda
• "The Electric State": Netflix estreia filme dos irmãos Russo estrelado por Millie Bobby Brown
O Ministério da Defesa russo informou em um comunicado que "libertou" Sudzha e outras duas comunidades na zona fronteiriça.
Na quarta-feira (12), o exército ucraniano insinuou um recuo em Kursk diante dos avanços das tropas russas.
"Nas situações mais difíceis, minha prioridade foi e continua sendo salvar as vidas dos soldados ucranianos. Com esse objetivo, as unidades das forças de defesa, se necessário, estão manobrando para posições mais favoráveis", afirmou o comandante do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, em uma publicação no Facebook, uma linguagem tipicamente utilizada para descrever uma retirada.
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a região de Kursk na quarta-feira, com traje militar, pela primeira vez desde a incursão ucraniana do ano passado.
A região é apontada como uma "moeda de troca" nas eventuais negociações de paz com a Rússia, que ocupa 20% do território ucraniano.