Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Rússia responderá 'sem dúvidas' ao ataque ucraniano de mísseis ATACMS, adverte o Kremlin

Recentemente, em reação a ataques semelhantes, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou bombardear centros de tomada de decisão em Kiev e países ocidentais que fornecem armas de longo alcance à Ucrânia

O porta-voz do Kremlin da Rússia, Dmitri PeskovO porta-voz do Kremlin da Rússia, Dmitri Peskov - Foto: Wikipedia/Reprodução

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (12) que o Exército russo responderá "sem dúvida" ao ataque ucraniano de quarta-feira contra um aeroporto militar efetuado, segundo Moscou, com mísseis americanos ATACMS.

Uma resposta "será dada, no momento e da forma considerados apropriados. Sem dúvida, haverá", insistiu o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, a jornalistas.

Peskov enfatizou que o Exército russo fez uma declaração "clara e inequívoca" neste sentido na quarta-feira.

O Ministério da Defesa russo indicou que este ataque "não ficará sem resposta". "Medidas apropriadas serão tomadas", acrescentou.

Recentemente, em reação a ataques semelhantes, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou bombardear centros de tomada de decisão em Kiev e países ocidentais que fornecem armas de longo alcance à Ucrânia, com o míssil hipersônico experimental Oreshnik, capaz de transportar carga nuclear.

A porta-voz adjunta do Pentágono dos EUA, Sabrina Singh, disse à imprensa que Washington considera "possível que a Rússia use o míssil Oreshnik nos próximos dias".

Apesar das ameaças de Putin, os ataques ucranianos com mísseis ocidentais continuaram na quarta-feira, segundo Moscou.

Segundo os militares russos, um aeroporto militar em Taganrog, na região sudoeste de Rostov, foi alvo na manhã de quarta-feira.

Seis mísseis ATACMS de fabricação americana foram disparados da Ucrânia, dois deles "foram derrubados" e os outros "foram desviados com equipamentos de guerra eletrônica", detalhou.

As autoridades ucranianas não assumiram responsabilidade nem comentaram esta operação.

Veja também

Operação mira policiais suspeitos de cobrar propina de influencers que vendiam rifas ilegais
PROPINA

Operação mira policiais suspeitos de cobrar propina de influencers que vendiam rifas ilegais

Trump se opõe "veementemente" ao uso de mísseis dos EUA para atacar a Rússia, diz entrevista
conflito

Trump se opõe "veementemente" ao uso de mísseis dos EUA para atacar a Rússia, diz entrevista

Newsletter