Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Rússia bloqueia site do canal francês Euronews

Ação russa faz parte do crescente controle de informações sobre ofensiva à Ucrânia

Presente russo, Vladimir Putin Presente russo, Vladimir Putin  - Foto: Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP

O regulador russo dos meios de comunicação suspendeu nesta segunda-feira (21) o acesso ao site da rede francesa Euronews, em meio ao crescente controle das informações relacionadas à ofensiva na Ucrânia.

Segundo as agências de notícias russas, o Roskomnadzor bloqueou a página do canal, euronews.com, e sua versão em russo, ru.euronews.com, a pedido da promotoria. O motivo do bloqueio não foi especificado.

Desde o início da intervenção da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro, o poder russo reforçou consideravelmente seu controle das informações difundidas na internet, um dos últimos espaços de livre expressão no país.

O acesso a muitos veículos de comunicação russos e estrangeiros, entre eles a BBC, foi proibido e as redes sociais americanas Facebook e Instagram foram declaradas “extremistas” por um tribunal moscovita nesta segunda-feira. O acesso ao Twitter também foi restrito.

Na semana passada, o regulador acusou o gigante americano Google e sua plataforma de vídeos YouTube de atividades “terroristas”, primeiro passo para um provável bloqueio.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter