Logo Folha de Pernambuco

golpe

Rússia "condena veementemente" tentativa de golpe de Estado na Bolívia

No início de junho, Arce se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin durante o fórum econômico de São Petersburgo

Juan Mario Paulzen Sandy é escoltado por policiais após sua prisão, acusado de ser cúmplice do agora demitido chefe do Exército, general Juan Jose Zuniga, depois de liderar um movimento militar que tentou tomar à força o palácio do governo.Juan Mario Paulzen Sandy é escoltado por policiais após sua prisão, acusado de ser cúmplice do agora demitido chefe do Exército, general Juan Jose Zuniga, depois de liderar um movimento militar que tentou tomar à força o palácio do governo. - Foto: Jorge Bernal / AFP

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou "veementemente" nesta quinta-feira (27) a tentativa de golpe de Estado na Bolívia e expressou seu "apoio total e inabalável" ao presidente Luis Arce.

"Condenamos firmemente a tentativa de golpe de Estado militar", afirmou a diplomacia russa em comunicado.

Soldados e tanques sob o comando do chefe das Forças Armadas da Bolívia, o general Juan José Zúñiga, tentaram derrubar a porta do palácio presidencial em La Paz na quarta-feira.
 

O presidente de esquerda confrontou pessoalmente o militar e ordenou que ele retornasse aos quartéis, conforme mostra em um vídeo divulgado pela presidência.

Zúñiga recusou, mas minutos depois deixou o local e suas tropas se retiraram após mais de três horas, quando Arce nomeou um novo comando militar.

O general foi destituído, preso e pode ser condenado a até 20 anos de prisão por terrorismo e insurreição armada, de acordo com o Ministério Público.

O Ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, também expressou sua "solidariedade à Bolívia, um país irmão e um parceiro confiável e estratégico", afirmou outro comunicado ministerial emitido pro Moscou.

"As duas partes reafirmaram seu compromisso com todos os acordos alcançados durante a reunião em junho dos presidentes russo e boliviano em São Petersburgo", acrescentou o documento.

O porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, alertou para qualquer "interferência de países terceiros" nos assuntos internos da Bolívia.

No início de junho, Arce se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin durante o fórum econômico de São Petersburgo.

Esta visita foi uma das poucas realizadas por um chefe de Estado estrangeiro à Rússia desde o início da ofensiva militar de Moscou contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Putin expressou durante o fórum sua satisfação pela cooperação com o país andino no setor de alta tecnologia.

A gigante nuclear russa Rosatom "está construindo um centro de pesquisa e tecnologia nuclear em El Alto, perto de La Paz", afirmou o presidente russo.

Em meio ao conflito na Ucrânia, a Rússia busca manter e desenvolver suas relações diplomáticas e econômicas com o "Sul global", com o objetivo de tentar contrapor o peso das potências ocidentais, que fornecem apoio financeiro e militar a Kiev.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter