Ucrânia

Rússia conquista várias localidades no leste da Ucrânia

O ministério da Defesa ucraniano advertiu que as forças russas "continuam a ofensiva na direção de Nyzhnye e Orikhiv", na região central de Zaporizhzhia

Soldado ucraniano no leste da do paísSoldado ucraniano no leste da do país - Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

O exército russo conquistou várias localidades no leste da Ucrânia em uma ofensiva para tomar o controle da região do Donbass, anunciou nesta quarta-feira o ministério uraniano da Defesa.

As forças russas desalojaram o exército ucraniano de Velyka Komyshuvakha e Zavody, na região de Kharkiv, e tomaram o controle de Zarichne e Novotoshkivske, na região de Donetsk.

Zarichne fica a apenas 50 km do centro regional de Kramatorsk, onde dezenas de pessoas morreram há algumas semanas em um ataque russo contra uma estação de trem.

Moscou anunciou este mês a retirada de suas forças da área da capital Kiev para concentrar esforços militares na captura de Donetsk e Lugansk, leste da Ucrânia.

O ministério da Defesa advertiu que as forças russas "continuam a ofensiva na direção de Nyzhnye e Orikhiv", na região central de Zaporizhzhia.

Separatistas pró-Rússia controlam as regiões de Donetsk e Lugansk desde 2014, quando o Kremlin anexou a península da Crimeia após protestos que provocaram a queda do então presidente ucraniano ligado a Moscou.

A Rússia afirma que a ofensiva no leste deve criar uma ligação terrestre entre o território sob controle controle separatista e a península no Mar Negro.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter