Logo Folha de Pernambuco

ABASTECIMENTO

Rússia deixará de fornecer gás à Áustria, anuncia companhia energética austríaca

Essa decisão põe fim a quase seis décadas de dependência do país alpino

Bandeira da RússiaBandeira da Rússia - Foto: Pixabay/Reprodução

A Rússia deixará de fornecer gás à Áustria a partir de sábado, anunciou nesta sexta-feira (15) o grupo austríaco de petróleo e gás OMV, que está em litígio com a gigante russa Gazprom.

"Fomos informados" pela Gazprom de que as entregas de gás seriam interrompidas "amanhã", disse à AFP um porta-voz da empresa.

Essa decisão põe fim a quase seis décadas de dependência do país alpino, que, no último verão do hemisfério norte, ainda importava 90% de seu gás da Rússia, principalmente através da Ucrânia.

"A Rússia volta a usar a energia como arma", reagiu na rede social X a ministra austríaca do Meio Ambiente e Energia, Leonore Gewessler.

No entanto, "a Áustria se preparou para essa situação há muito tempo" e o fornecimento de energia, com a chegada do inverno, está "garantido", com os depósitos de combustível "cheios" e o abastecimento através de gasodutos vindos da Itália e da Alemanha, acrescentou.

A OMV, primeira empresa ocidental a assinar um contrato de fornecimento de gás com a União Soviética, em 1968, tem diversificado suas fontes de abastecimento desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A Gazprom decidiu cortar o fornecimento após o anúncio, na quarta-feira, pela OMV de uma sentença arbitral que lhe concede o direito de exigir 230 milhões de euros (cerca de 240 milhões de dólares ou 1,4 bilhão de reais) em compensação por problemas passados no fornecimento.

Após a invasão russa à Ucrânia, a OMV foi afetada pela redução e, em seguida, pela interrupção total do fornecimento de gás russo à Alemanha através do gasoduto Nord Stream.

Veja também

China estuda resistência de tijolos no espaço para construir base na Lua
Pesquisa

China estuda resistência de tijolos no espaço para construir base na Lua

G20: Argentina tenta impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração
ENCONTRO

G20: Argentina tenta impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração

Newsletter