Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Rússia diz que derrubou helicópteros que iam retirar chefes militares ucranianos de Mariupol

Na semana passada, o mesmo funcionário afirmou que o exército russo derrubou um helicóptero ucraniano

Bombardeio a um hospital pediátrico ucraniano localizado na cidade portuária de Mariupol, sitiada por tropas russas, causou indignação globalBombardeio a um hospital pediátrico ucraniano localizado na cidade portuária de Mariupol, sitiada por tropas russas, causou indignação global - Foto: Reprodução/Twitter

O exército russo afirmou, nesta terça-feira (5), que derrubou dois helicópteros ucranianos que tentavam retirar os chefes de um batalhão nacionalista que participa da defesa do sitiado porto de Mariupol (sudeste).

"Nesta manhã, 5 de abril, perto de Mariupol, uma nova tentativa do governo de Kiev de evacuar os líderes do batalhão nacionalista Azov foi abortada. Dois helicópteros Mi-8 ucranianos, que tentavam chegar à cidade a partir do mar, foram derrubados por sistemas antiaéreos portáteis", disse o porta-voz do ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

O porta-voz disse que Moscou ofereceu aos combatentes ucranianos nesta terça-feira (5) que deponham suas armas e deixem a cidade "por uma rota acordada" para o território controlado por Kiev.

O exército ucraniano, no entanto, "ignorou" essa proposta. "Como Kiev não está interessada em salvar a vida de seus soldados, Mariupol será libertada dos nacionalistas", afirmou Konashenkov.

Na semana passada, o mesmo funcionário afirmou que o exército russo derrubou um helicóptero ucraniano para evacuar os comandantes do batalhão Azov, que defende Mariupol há semanas.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter