Logo Folha de Pernambuco

Aliados

Rússia e Coreia do Norte defendem cooperação mais estreita

Desde o lançamento de sua ofensiva na Ucrânia, a Rússia implementou uma aproximação com a Coreia do Norte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu cooperação mais estreita com PyongyangO presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu cooperação mais estreita com Pyongyang - Foto: Sergei Bobylyov/Sputnik/AFP

Rússia e Coreia do Norte expressaram interesse em uma cooperação bilateral mais estreita nesta terça-feira (15), em mensagens separadas, ilustrando sua crescente aproximação desde o início da ofensiva do Kremlin na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, defendeu nesta terça-feira uma cooperação mais estreita com Pyongyang em uma mensagem de felicitações ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, por ocasião do Dia da Libertação da Coreia, informou o Kremlin.

"Tenho certeza de que vamos continuar fortalecendo a cooperação bilateral em todas as áreas para o benefício de nossos povos, para fortalecer a estabilidade e a segurança na península coreana e no conjunto da região do nordeste asiático", afirmou Putin.

Kim Jong Un "destacou a necessidade de continuar o desenvolvimento da cooperação estratégica e tática entre os dois países nos campos da segurança e da defesa", segundo uma mensagem do ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, citado pela agência russa Ria Novosti.

Desde o lançamento de sua ofensiva na Ucrânia, a Rússia implementou uma aproximação com a Coreia do Norte, aliada da URSS durante a Guerra Fria.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, descreveu a Coreia do Norte no final de julho como um "parceiro importante" para Moscou durante uma reunião com seu homólogo norte-coreano.

Além disso, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia há muito tempo veta novas sanções contra a Coreia do Norte devido ao seu programa nuclear e repetidos lançamentos de mísseis.

As declarações de Putin foram divulgadas poucos dias antes de uma reunião de cúpula entre os governantes da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, que acontecerá na sexta-feira (19) em Washington, com o objetivo de reforçar a cooperação na área de segurança contra as ameaças da Coreia do Norte.

As relações entre as duas Coreias estão atualmente em um péssimo momento, com a diplomacia paralisada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter