Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Rússia entrega à Ucrânia corpos de 563 soldados mortos na guerra

De acordo com a fonte, a operação foi possível, em parte, graças à cooperação entre os serviços de emergência ucraniano

Carros e prédios danificados em meio à invasão russa da Ucrânia.Carros e prédios danificados em meio à invasão russa da Ucrânia. - Foto: Roman Pilipey / AFP

As autoridades ucranianas anunciaram, nesta sexta-feira (8), que a Rússia entregou os corpos de 563 soldados, mortos na guerra que travam os dois países, sem revelar se era uma troca.

Cerca de “320 corpos de defensores mortos no setor de Donetsk e 89 soldados mortos no setor de Bakhmut foram repatriados. Também conseguimos repatriar 154 corpos de necrotérios na Rússia”, disse a organização de coordenação ucraniana para prisioneiros de guerra.

De acordo com a fonte, a operação foi possível, em parte, graças à cooperação entre os serviços de emergência ucranianos, o Exército, o Ministério do Interior, o comissário parlamentar de Direitos Humanos e a comissão de pessoas desaparecidas.

Essa é uma das maiores repatriações de corpos de soldados ucranianos mortos desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Nem a Rússia nem a Ucrânia informam o número de perdas militares, mas a imprensa e os analistas estimam o número em várias dezenas de milhares, até mesmo centenas de milhares de mortos em mais de dois anos e meio de guerra.

Veja também

Paramilitares são acusados de causar a morte de 120 civis em dois dias no Sudão
conflito

Paramilitares são acusados de causar a morte de 120 civis em dois dias no Sudão

Chefe de governo alemão está aberto a discutir a data das eleições antecipadas
alemanha

Chefe de governo alemão está aberto a discutir a data das eleições antecipadas

Newsletter