Rússia, Irã e China fazem manobras navais no mar Arábico
Exercício naval trilateral acontece nas águas do Golfo de Áden, perto do porto iraniano de Chabahar
O Exército russo anunciou, nesta quarta-feira (15), o início das manobras navais no Mar da Arábia junto com China e Irã, dois parceiros de Moscou unidos em sua oposição aos países ocidentais.
"Um exercício naval trilateral, do qual participam a Marinha russa, a Marinha chinesa e as forças navais iranianas, começou hoje nas águas do Golfo de Áden, perto do porto iraniano de Chabahar", disse o Ministério russo da Defesa no Telegram.
Leia também
• Nobel iraniana insta UE a manter a pressão e 'não ceder' ao Irã
• Rússia tentará recuperar restos do drone americano que caiu no Mar Negro
• Ucrânia denuncia "o sequestro" de crianças enviadas à Rússia
Para as manobras, a Rússia enviou um destacamento de sua Frota do Norte, que inclui a fragata "Almirante Gorshkov" e um petroleiro.
A China participa dos exercícios com o destróier "Nanjing", e o Irã, com as fragatas "Sakhand" e "Jamaran", assim como com a corveta "Bayandor".
O objetivo é realizar "manobras conjuntas e fogo de artilharia de dia e de noite", treinar a "libertação de um navio capturado" e trabalhar na "assistência a navios em perigo", segundo Moscou.
Desde o início de sua ofensiva na Ucrânia, há mais de um ano, a Rússia fez vários exercícios militares com seus parceiros, incluindo Belarus, China e África do Sul.