Naval

Rússia, Irã e China fazem manobras navais no mar Arábico

Exercício naval trilateral acontece nas águas do Golfo de Áden, perto do porto iraniano de Chabahar

a Rússia fez vários exercícios militares com seus parceiros, incluindo Belarus, China e África do Sula Rússia fez vários exercícios militares com seus parceiros, incluindo Belarus, China e África do Sul - Foto: US Navy/AFP

O Exército russo anunciou, nesta quarta-feira (15), o início das manobras navais no Mar da Arábia junto com China e Irã, dois parceiros de Moscou unidos em sua oposição aos países ocidentais.

"Um exercício naval trilateral, do qual participam a Marinha russa, a Marinha chinesa e as forças navais iranianas, começou hoje nas águas do Golfo de Áden, perto do porto iraniano de Chabahar", disse o Ministério russo da Defesa no Telegram.

Para as manobras, a Rússia enviou um destacamento de sua Frota do Norte, que inclui a fragata "Almirante Gorshkov" e um petroleiro.

A China participa dos exercícios com o destróier "Nanjing", e o Irã, com as fragatas "Sakhand" e "Jamaran", assim como com a corveta "Bayandor".

O objetivo é realizar "manobras conjuntas e fogo de artilharia de dia e de noite", treinar a "libertação de um navio capturado" e trabalhar na "assistência a navios em perigo", segundo Moscou.

Desde o início de sua ofensiva na Ucrânia, há mais de um ano, a Rússia fez vários exercícios militares com seus parceiros, incluindo Belarus, China e África do Sul.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter