Logo Folha de Pernambuco

espaço

Rússia lançará na sexta-feira sua primeira missão lunar desde 1976

Voo está programado para durar entre "quatro dias e meio e cinco dias e meio", segundo as informações publicadas pela agência espacial russa Roscosmos

Montagem de um foguete Soyuz 2.1b transportando o módulo Luna-25 aMontagem de um foguete Soyuz 2.1b transportando o módulo Luna-25 a - Foto: Agência Espacial Russa Roscosmos/ AFP

A Rússia lançará na sexta-feira (11) um módulo lunar, em sua primeira missão à Lua desde 1976, anunciou nesta segunda-feira (7) a agência espacial russa Roscosmos.

O lançamento do módulo Luna-25 simultâneo na sexta-feira às 02h10:57 no horário de Moscou (20h10:57 em Brasília), afirmou a Roscomos em um comunicado, em um momento em que Estados Unidos e China intensificam suas missões espaciais ao satélite naturais da Terra.

A agência espacial russa acrescentou que o foguete Soyuz foi "montado" na base espacial de Vostochni, no extremo leste do país, para o lançamento do Luna-25, que deve descer próximo ao polo sul da Lua, um "terreno difícil".

O voo está programado para durar entre "quatro dias e meio e cinco dias e meio", segundo as informações publicadas pela Roscosmos e citadas pela agência de notícias oficial TASS.

Na Lua, o módulo de 800 quilos vai "colher Exam e analisar o solo, além de realizar estudos científicos de longo prazo", acrescentou o comunicado.

Esta é a primeira missão do novo programa lunar russo, que pretende fortalecer a cooperação espacial com Pequim em meio às intensas com as potências espaciais ocidentais sobre a ofensiva na Ucrânia.

Após o início da operação militar, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) afirmou que não cooperaria mais com a Rússia para o lançamento do Luna-25 ou mesmo em futuras missões.

A última expedição lunar da União Soviética, com a sonda espacial Luna-24, aconteceu em 1976. No entanto, desde o fim da URSS, Moscou levantou uma série de dificuldades para inovar no setor, que agora conta com a presença da iniciativa privada, com empresas como a Space X do bilionário Elon Musk.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter