Logo Folha de Pernambuco

Ucrânia

Rússia manterá as negociações de paz com a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei LavrovO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Foto: Alexander Zemlianichenko / POOL / AFP

A Rússia manterá as negociações de paz com a Ucrânia, garantiu nesta segunda-feira (25) o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, que acusou Kiev de "aparentar" disposição para conversar.

"A boa vontade tem limites. E se não for recíproca, não contribui para o processo de negociação", declarou Lavrov, citado por agências de notícias russas. "Mas continuaremos negociando com a equipe enviada pelo (presidente ucraniano Volodimir) Zelensky, e os contatos continuarão", ressaltou.

Lavrov acusou o presidente ucraniano de "aparentar" negociar. "É um bom ator, se olhar  com atenção e ler com cuidado o que ele diz, serão encontradas milhares de contradições", afirmou o chanceler russo.

Nesse contexto de tensões sem precedentes entre a Rússia e os países ocidentais por causa da ofensiva russa na Ucrânia, Lavrov alertou sobre o perigo "real" de um Terceira Guerra Mundial.

"O perigo é grave, é real, não pode ser subestimado", afirmou Lavrov, citado pela agência Interfax.

Em relação ao conflito na Ucrânia, lavrov mostrou-se confiante de que "tudo terminará certamente com a assinatura de um acordo".

"Mas os parâmetros deste acordo serão definidos pela situação em que estão os combates quando o acordo se tornar realidade", concluiu.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter