Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Rússia não confirma reunião entre Putin e Kim Jong Un

Casa Branca afirmou na segunda-feira (4) que o líder norte-coreano tem a intenção de visitar a Rússia para discutir com Putin a venda de armas de Pyongyang

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte e o presidente russo Vladimir PutinKim Jong-un, líder da Coreia do Norte e o presidente russo Vladimir Putin - Foto: AFP

O Kremlin não confirmou nesta terça-feira (5) uma possível reunião entre Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong Un, que, segundo o governo dos Estados Unidos, pretende viajar ao exterior para um encontro bilateral com o presidente russo.

“Não, não podemos (confirmar), não temos nada a dizer sobre o tema”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa.

A Casa Branca afirmou na segunda-feira (4) que o líder norte-coreano tem a intenção de visitar a Rússia para discutir com Putin a venda de armas de Pyongyang para a guerra na Ucrânia.

“Como anunciamos publicamente, as negociações sobre armas entre a Rússia e a RDPC estão avançando avançando”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, utilizando um acrônimo do nome oficial da Coreia do Norte.

As viagens do líder norte-coreano ao exterior são raras. Além das visitas a Singapura e ao Vietnã em 2018 e 2019 para reuniões com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Kim Jong Un fizeram quatro visitas à China. Ele também se reuniu com Putin em Vladivostok em 2019.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter