Logo Folha de Pernambuco

mundo

Rússia não foi convidada para aniversário do Desembarque na Normandia (presidência da França)

"As condições não estão dadas, devido à guerra de agressão que a Rússia trava contra a Ucrânia", informou o Palácio do Eliseu

A Rússia não foi convidada para as cerimônias do 80º aniversário do desembarque aliado na Normandia, em 6 de junho, devido à sua "guerra de agressão" contra a UcrâniaA Rússia não foi convidada para as cerimônias do 80º aniversário do desembarque aliado na Normandia, em 6 de junho, devido à sua "guerra de agressão" contra a Ucrânia - Foto: Sergei Supinsky/AFP

A Rússia não foi convidada para as cerimônias do 80º aniversário do desembarque aliado na Normandia, em 6 de junho, devido à sua "guerra de agressão" contra a Ucrânia, anunciou nesta quinta-feira (30) a presidência da França.

"Não haverá delegação russa. As condições não estão dadas, devido à guerra de agressão que a Rússia trava contra a Ucrânia, que se intensificou ainda mais nas últimas semanas", informou o Palácio do Eliseu.

A Missão Libertação, que organiza as comemorações, declarou no mês passado o presidente russo, Vladimir Putin, persona non grata, e indicou posteriormente que a Rússia seria convidada para outro nível de representação, em nome da contribuição da União Soviética para a vitória contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
 

O Eliseu informou que em 6 de junho haverá uma homenagem a essa "contribuição decisiva" por meio de "diversos gestos", principalmente em cemitérios onde estão os restos de soldados russos mortos na França.

“Sempre homenageamos a ação do Exército Vermelho, sua contribuição decisiva para a vitória final contra o nazismo, sem simplificações ou amálgamas e sem, tampouco, cair na instrumentalização [do tema]", disse um assessor presidencial francês.

Cerca de 25 líderes participarão das comemorações, entre eles o presidente americano, Joe Biden, e o rei britânico, Charles III. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também estará presente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter