Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Rússia planeja explorar divisão de opiniões europeias sobre a Ucrânia, afirma relatório

Muitos analistas consideram que o tempo joga a favor de Moscou, em particular porque desgastará o apoio ocidental à Ucrânia contra a invasão russa

Presidente russo, Vladimir Putin, durante visita ao TurcomenistãoPresidente russo, Vladimir Putin, durante visita ao Turcomenistão - Foto: Grigory Sysoyen / SPUTNIK / AFP

O aparato de propaganda da Rússia está se preparando para explorar futuras divisões na opinião pública europeia sobre o apoio à Ucrânia, de acordo com um relatório de uma consultoria americana de serviços de inteligência publicado nesta quinta-feira (7).

Quanto mais a guerra durar, "mais provável será que leve, de forma natural, a uma erosão do apoio na coalizão ocidental, provocada pelo cansaço da guerra e a falta de entusiasmo por enfrentar os efeitos econômicos a longo prazo", afirmou a empresa Recorded Future, especializada em avaliação de ameaças.

"É quase certo que as operações de informação russas tentarão explorar ainda mais a oportunidade de influenciar a opinião internacional a seu favor", afirma o relatório.

Muitos analistas consideram que o tempo joga a favor de Moscou, em particular porque desgastará o apoio ocidental à Ucrânia contra a invasão russa iniciada em 24 de fevereiro.

Neste sentido, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insiste na urgência de acabar com o conflito antes do inverno (hemisfério norte, verão no Brasil).
 

A Recorded Future afirma que a Rússia já está realizando operações para influenciar a opinião pública internacional a partir de vários ângulos, concentrada em um pequeno número de países-chave, como França, Alemanha, Polônia e Turquia.

As operações acontecem por meio de vários vetores: meios de comunicação russos como o canal RT e sites supostamente controlados por serviços estatais como Southfron, além de ferramentas de propaganda bem conhecidas, incluindo a fazenda de trolls do Telegram Cyber Front Z.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter