Rússia realizou a maior concentração de tropas desde o fim da Guerra Fria
A estimativa é de que a Rússia reúna cerca de 190.000 efetivos nas imediações da Ucrânia
A Rússia realizou em sua fronteira com a Ucrânia "a maior concentração de tropas desde o fim da Guerra Fria na Europa" e estaria em condições de invadir o país vizinho, afirmou nesta sexta-feira (18) o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
"Não há nenhuma dúvida de que estamos diante da maior concentração de tropas desde o fim da Guerra Fria na Europa" e de que a Rússia "poderia passar ao ataque sem qualquer forma de advertência", disse Stoltenberg à emissora de televisão alemã ZDF.
Leia também
• Registrados bombardeios na linha de frente do leste da Ucrânia
• Na ONU, Rússia e Ucrânia se acusam de descumprir acordos de Minsk
• Biden diz que risco de invasão da Rússia à Ucrânia é muito elevado
Um alto funcionário americano estimou que a Rússia contava com 190.000 efetivos nas imediações da Ucrânia e em seu território, incluindo as forças separatistas ucranianas. Até agora, falava-se de 150.000 efetivos nas fronteiras do país.
Os enfrentamentos se multiplicaram nesta sexta no leste da Ucrânia, onde separatistas ordenaram a evacuação dos civis para a Rússia, aumentando os temores de que o presidente russo, Vladimir Putin, esteja concluindo os preparativos para ordenar a invasão da antiga república soviética.
O presidente americano, Joe Biden, celebrará uma videoconferência com os presidentes de vários países europeus e da Otan e tem previsto dar declarações por volta das 18h (horário de Brasília).