Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Rússia só renovará acordo de cereais se suas demandas forem respeitadas, afirma Putin

Nesta semana, a Rússia decidiu não prorrogar o acordo que permite a exportação de grãos da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir PutinO presidente russo, Vladimir Putin - Foto: Gavriil Grigotov/SPUTNIK/AFP

O presidente Vladimir Putin disse, nesta quarta-feira (19),  que a Rússia estenderá o acordo que permite à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro se a "totalidade" de suas demandas for aceita, caso contrário, o acordo "não faz mais sentido".

"Vamos considerar a possibilidade de voltar [ao acordo], com uma condição: que todos os princípios sob os quais a Rússia concordou em participar do acordo sejam levados em consideração e totalmente cumpridos", disse Putin em uma reunião com sua equipe de governo, transmitida pela TV.

Nesta semana, a Rússia decidiu não prorrogar o acordo que permite a exportação de grãos da Ucrânia, após meses de críticas ao pacto.

Segundo Moscou, suas próprias entregas de produtos agrícolas e fertilizantes são prejudicadas pelas sanções.

A Rússia também exige que bancos e instituições financeiras possam recuperar o acesso ao sistema bancário internacional SWIFT, do qual foram banidos após o início da ofensiva na Ucrânia em 2022.

O setor agrícola da Rússia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo junto da Ucrânia, também enfrenta falta de peças de reposição para maquinário e indústria, além de problemas com seguros de navios.

Moscou também exige que o oleoduto que liga a cidade russa de Togliatti à cidade portuária ucraniana de Odessa, usado para a exportação de amônia, um componente essencial dos fertilizantes, volte a funcionar.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter