Rússia suspende venda de moedas estrangeiras até 9 de setembro
Anuncio foi feito nesta terça-feira (8), pelo Banco Central russo
A Rússia suspendeu nesta terça-feira (8) a venda de moedas estrangeiras durante seis meses, anunciou o Banco Central (BC), enquanto o país enfrenta uma enxurrada de sanções ocidentais pela invasão da Ucrânia.
"Os bancos não vão poder vender moedas estrangeiras aos cidadãos" entre 9 de março e 9 de setembro, informou o BC russo em um comunicado, acrescentando que os cidadãos poderão trocar suas moedas por rublos durante este período.
Leia também
• Rússia anuncia nova trégua humanitária nesta quarta
• Pentágono estima que entre '2 mil e 4 mil' soldados russos morreram na Ucrânia
• Vaticano informa à Rússia que papa está disposto a 'fazer de tudo' pela paz na Ucrânia
Os titulares de contas em moeda estrangeira em bancos russos não poderão sacar mais do que US$ 10.000 até 9 de setembro. Se quiserem tirar mais dinheiro, terão que fazê-lo em rublos, ao câmbio oficial do dia, de acordo com as novas disposições.
A entrega da quantia solicitada em dólares também não será imediata, uma vez que “o encaminhamento dessa soma a uma agência bancária determinada pode demorar dias”, alertou o BC.
O rublo atingiu a mínima histórica em relação ao dólar nessa segunda-feira (7). A economia russa enfrenta sanções impostas após a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro, direcionadas principalmente contra o Banco Central e os principais bancos do país.