Rússia tenta tomar cidade ucraniana de Lyman, segundo líder separatista
Segundo líder Denis Pushilin, metade da cidade já está sob controle russo
As forças russas, com apoio de milícias separatistas, travam uma batalha para tomar o controle total de Lyman, uma cidade estratégica do leste da Ucrânia, afirmou, nesta terça-feira (24), o líder da região separatista de Donetsk, Denis Pushilin.
"A fase ativa da libertação de Krasny Lyman (nome antigo de Lyman) está em andamento. As unidades russas e das milícias populares entraram na cidade", afirmou Pushilin em uma emissão favorável ao Kremlin divulgada no Youtube.
O líder separatista afirmou que metade da cidade, localizada a cerca de 60 quilômetros de Severodonetsk, está sob controle russo.
Leia também
• Rússia quer suprimir idade máxima para entrar no exército
• Guerra na Ucrânia completa três meses com avanço russo na região de Lugansk
• Pentágono diz que 20 países se comprometem a mandar mais armas à Ucrânia
Até o momento, o exército russo não emitiu nenhuma informação e a AFP não pôde verificar essa informação de forma independente.
Lyman é uma importante conexão ferroviária ao nordeste de Slavyansk, tomada brevemente pelos separatistas pró-russos em 2014, e de Kramatorsk, a capital da região de Donetsk, que está sob controle da Ucrânia.
A conquista de Lyman permitiria às tropas russas despejar o último obstáculo para avançar para Slavyansk e Kramatorsk, em uma manobra para cercar Severodonetsk e Lysychansk, mais ao leste.
Um pouco mais ao sul na região de Donetsk, as autoridades ucranianas anunciaram que perderam o controle da cidade de Svitlodarsk.