coronavírus

Rússia torna uso de máscaras obrigatório e recomenda toque de recolher

Dentre as novas recomendações, estão o uso de máscaras de proteção "em lugares lotados, transportes públicos, táxis, estacionamentos e elevadores".

Mulher usando máscara ao andar nas ruas de MoscowMulher usando máscara ao andar nas ruas de Moscow - Foto: Yuri Kadobnov/AFP

Autoridades russas anunciaram, nesta terça-feira (27), novas medidas para tentar evitar a propagação do coronavírus, incluindo uso obrigatório de máscaras em locais públicos e a recomendação de toque de recolher para limitar saídas noturnas.
 
De acordo com um documento publicado pela Rospotrebnadzor, agência federal responsável por protocolos de saúde e bem-estar, os russos terão que se adequar às novas regras e usar máscaras de proteção "em lugares lotados, transportes públicos, táxis, estacionamentos e elevadores".
 
O órgão também recomendou o fechamento de bares e restaurantes e proibição de eventos públicos na faixa de horário entre as 23 e as 6h. A aplicação das regras, entretanto, dependerá das decisões de autoridades regionais.
 
Na capital, Moscou, o uso de máscaras já é obrigatório, mas as lideranças locais rejeitaram o fechamento dos locais de entretenimento noturno sob o argumento de que a cidade já utiliza um sistema que permite a identificação e o rastreamento de possíveis contaminados pelo coronavírus.


 
A Rússia é o quarto país mais afetado pela Covid-19, com mais de 1,5 milhão de casos registrados e 26,4 mil mortes, de acordo com dados da universidade Johns Hopkins. 
 
Apesar disso, o Kremlin continua afirmando que a situação está sob controle e que um "lockdown" como o que ocorreu no início da pandemia está descartado.

Veja também

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido
Venezuela

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel
CONFLITO

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel

Newsletter