Logo Folha de Pernambuco

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Rússia, Turquia e Irã se reúnem em Teerã para falar sobre a guerra na Síria e Ucrânia

Raisi, Erdogan e Putin participarão de "uma reunião de chefes de Estado que são garantidores do processo de paz" na Síria, disse o porta-voz do Kremlin

Vladimir Putin, Ebrahim Raisi e Recep Tayyip Erdogan, presidentes da Rússia, Irã e Turquia, respectivamenteVladimir Putin, Ebrahim Raisi e Recep Tayyip Erdogan, presidentes da Rússia, Irã e Turquia, respectivamente - Foto: Gabriel Bouys, Mikhail Metzel / AFP / IRANIAN PRESIDENCY / SPUTNIK

Os presidentes do Irã, Rússia e Turquia se reúnem em Teerã nesta terça-feira (19) para negociações focadas principalmente no conflito da Síria, mas também na guerra na Ucrânia e seu impacto na economia mundial. 

Esta é a primeira cúpula presidida por Ebrahim Raisi desde que assumiu o cargo há um ano e a segunda viagem de Vladimir Putin ao exterior desde que lançou sua ofensiva na Ucrânia em 24 de fevereiro. 

A reunião tripartite ocorre dias após a viagem do presidente dos EUA, Joe Biden, ao Oriente Médio, onde visitou Israel e Arábia Saudita, dois países hostis ao Irã. 

A cúpula se concentrará na Síria, onde Rússia, Turquia e Irã são os principais atores na guerra que devastou o país desde 2011. Moscou e Teerã apoiam o governo de Bashar al-Assad e Ancara apoia os rebeldes. Os três países lançaram o chamado processo de Astana em 2017, cujo objetivo oficial é levar a paz à Síria. 

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan chegou em Teerã na noite de segunda-feira e foi recebido na manhã desta terça por seu homólogo iraniano no Palácio de Saadabad. Depois, se reuniu com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que o alertou que uma ofensiva turca na Síria seria "prejudicial" para a região.

Raisi, Erdogan e Putin participarão de "uma reunião de chefes de Estado que são garantidores do processo de paz" na Síria, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em 12 de julho.

Na reunião, "seremos capazes de estabelecer o importante objetivo da reunião de Astana, que era reduzir a tensão nas zonas de conflito na Síria", disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Amir-Abdollahian, em um vídeo publicado no site de seu ministério.

"Durante minha recente viagem a Ancara e à Síria, levei a mensagem do presidente de que podemos administrar a crise de segurança entre a Síria e a Turquia", acrescentou. 

Esta será a primeira vez que Erdogan se encontrará com Putin desde o início da invasão da Ucrânia. A Turquia, membro da Otan, tentou manter contato com os dois países e se ofereceu para mediar em várias ocasiões. Os dois líderes devem falar sobre como desbloquear as exportações de grãos ucranianos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter