GUERRA NO LESTE EUROPEU

Rússia reivindica tomada de nova localidade no leste da Ucrânia

Região está localizada a sudeste da cidade de Ukrainsk, que o Exército russo capturou no final de setembro

Bombardeio russo mata civis em cidade ucraniana de KhersonBombardeio russo mata civis em cidade ucraniana de Kherson - Foto: Genya Savilov/AFP

A Rússia reivindicou, neste sábado (5), a captura de uma nova localidade perto da cidade de Pokrovsk, um importante centro logístico no leste da Ucrânia e onde as forças russas se aproximam progressivamente há semanas.

"Graças à ação ativa e decisiva, as unidades do grupo de tropas do Sul libertaram a localidade de Zhelannoye Vtoroye", disse o Ministério da Defesa, usando o nome russo da cidade Zhelanne Druge.

Esta aldeia está localizada a sudeste da cidade de Ukrainsk, que o Exército russo capturou no final de setembro.

Nesta zona da frente, as tropas russas ameaçam a cidade de Pokrovsk, um centro logístico fundamental para os militares ucranianos e onde estão localizadas importantes minas de carvão.

A Rússia lançou sua ofensiva na Ucrânia em fevereiro de 2022 e ocupa atualmente 18% do país.

Após uma série de reveses em 2022, as forças russas mantiveram suas posições em 2023 e continuaram avançando este ano contra um Exército ucraniano muitas vezes superado em número de armamento e de militares.

Nos territórios ocupados pela Rússia no leste da Ucrânia, 11 pessoas ficaram feridas em bombardeios de artilharia e ataques com drones ucranianos em Gorlivka no sábado, segundo as autoridades locais.

Um civil também ficou ferido em um ataque com drone ucraniano na região fronteiriça russa de Voronezh, indicou o seu governador, Alexander Gusev, no Telegram.

Do lado ucraniano, duas pessoas foram mortas em bombardeios russos na região de Zaporizhzhia, no sul, anunciou o governador Ivan Fedorov.

Veja também

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato
ELEIÇÕES AMERICANAS

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato

Força da ONU no Líbano diz 'manter suas posições', apesar de pedido de Israel para que mova algumas
ORIENTE MÉDIO

Força da ONU no Líbano diz 'manter suas posições', apesar de pedido de Israel para que mova algumas

Newsletter