CONFLITO

Autoridades russas culpam Ucrânia por ataque terrorista a igrejas, sinagoga e posto policial

O Ministério de Assuntos Internos do Daguestão disse que um grupo de homens armados disparou contra uma sinagoga e uma igreja na cidade de Derbent, localizada no Mar Cáspio

As autoridades ucranianas não comentaram imediatamente os ataquesAs autoridades ucranianas não comentaram imediatamente os ataques - Foto: Reprodução

Leia também

• Rússia volta a bombardear instalações de energia da Ucrânia

• Ucrânia acusa Coreia do Norte de ajudar a Rússia no 'assassinato em massa' de civis

Militantes armados atacaram neste domingo (23), duas igrejas ortodoxas, uma sinagoga e um posto de polícia de trânsito na república do Daguestão, no sul da Rússia, matando um padre e seis policiais, disse a agência de notícias estatal russa RIA Novosti. Autoridades locais acusam envolvimento da Ucrânia e de países do ocidente.

O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia afirmou que um padre da Igreja Ortodoxa Russa e agentes da polícia foram mortos nos ataques, considerados terroristas pela instituição.

O Ministério de Assuntos Internos do Daguestão disse que um grupo de homens armados disparou contra uma sinagoga e uma igreja na cidade de Derbent, localizada no Mar Cáspio. Os agressores fugiram e uma busca estava em andamento, disse o comunicado do ministério. Dois militantes foram mortos.

Quase simultaneamente, surgiram relatos sobre um ataque a um posto da polícia de trânsito na capital da região predominantemente muçulmana, Makhachkala. Segundo a RIA Novosti, seis policiais foram mortos e outros 12 ficaram feridos.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelos ataques, mas algumas autoridades no Daguestão culparam a Ucrânia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Não há dúvida de que estes ataques terroristas estão, de uma forma ou de outra, ligados aos serviços de inteligência da Ucrânia e dos países da Otan", escreveu o legislador do Daguestão, Abdulkhakim Gadzhiyev, no Telegram.

As autoridades ucranianas não comentaram imediatamente os ataques.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter