Logo Folha de Pernambuco

PROJETO

Sabesp: Câmara dá sinalização positiva ao governo e comissão aprova relatório

Documento aprovado sugere, no entanto, que a dívida da capital com a companhia, estimada em R$ 3 bilhões, seja perdoada

SabespSabesp - Foto: Reprodução

A Comissão de Estudos sobre o impacto da venda da Sabesp na Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (21), o relatório do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) referente à privatização da companhia. Uma sinalização importante da Casa, já que a Câmara dava sinais de que poderia representar um empecilho para o avanço do projeto.

"O processo de venda de ações e capitalização realizado pelo Governo do Estado de São Paulo fortalece a empresa, assegura a universalização do serviço de saneamento básico e viabiliza progressos e melhorias importantes no serviço", escreve o relator.

O documento aprovado sugere, no entanto, que a dívida da capital com a companhia, estimada em R$ 3 bilhões, seja perdoada, além de um aumento no valor destinado ao Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI).

Atualmente, o município recolhe 7,5% da receita bruta da exploração dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O relatório recomenda que este porcentual seja de 8,5%, aumentando em 1% a cada 5 anos até o limite de 12%.

Uma participação do município e da Câmara Municipal no Comitê Gestor do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo também é solicitada no documento.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter