Logo Folha de Pernambuco

Vida Plena

Saiba como a atividade física ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico

Pesquisa realizada pela USP apontou que pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina da Covid-19

Pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina da Covid-19Pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina da Covid-19 - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Leia também

• Saiba mais sobre exercícios físicos adequados durante a gestação

• Para superar síndrome de Guillain-Barré, diagnóstico e reabilitação são essenciais

• Afasia Progressiva Primária: entenda a doença e como é a reabilitação

O sistema imunológico é o responsável por defender o nosso organismo contra ações de agentes infecciosos. Para o seu funcionamento adequado, é crucial que tenhamos hábitos de vida saudáveis e um dos mais conhecidos é a prática regular de atividade física.

Um estudo recente realizado pela Universidade de São Paulo (USP) com mais de 1.000 voluntários detectou uma melhor resposta imunológica à vacina da Covid-19 em pessoas que eram fisicamente ativas por, pelo menos, 150 minutos por semana — esse tempo é também uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática regular de atividade física. 

Folha de Pernambuco · 17.09.21 - Educadora física Tatiana Acioli fala da relação entre atividades físicas e covid-19

Corpo ativo, corpo forte

Segundo o infectologista Evandro Castro, do Hospital Jayme da Fonte, a resposta imunológica vacinal está relacionada prioritariamente a múltiplos fatores, entre genéticos, idade, existência de comorbidades, entre outros. No entanto, hábitos de vida saudáveis tendem a proporcionar uma resposta imune mais efetiva, tanto pela imunidade induzida por vacinas, mas também evitando que uma doença se desenvolva em sua forma mais grave. 

"A atividade física regular, associada a outras condições, como boa alimentação, estabilidade emocional, ausência de vícios negativos — como o tabagismo e o alcoolismo —, melhoram o status imunológico e, como por conseguinte, a resposta imune induzida por vacina", explica Evandro.

Ainda segundo o especialista, isso acontece porque manter-se fisicamente ativo melhora o aporte de oxigênio para células e tecidos. "Isso melhora muito os mecanismos de defesa, além de aumentar a quantidade de substâncias nutricionais e antioxidantes e eliminar toxinas", detalhou o infectologista.

15 minutos por dia

A meta de 150 minutos semanais é muito fácil de ser batida. "Com 15 minutos por dia você já alcança esse tempo", pontua o personal trainer Bernardo Acioli, que lembra que a atividade física vai além da musculação e da corrida. "Para sermos fisicamente ativos precisamos fazer um exercício físico planejado, pode ser uma natação, ou qualquer esporte de sua preferência como vôlei, basquete, etc", cita Acioli.

Mas para quem gosta de exercícios individualizados, há formas de adaptar os exercícios para fazer em casa. "Dentro de casa podemos utilizar o peso do nosso próprio corpo para nos exercitarmos. É possível também realizar exercícios cardios, como o polichinelo, a corrida estacionária, entre outros", exemplifica. "Também é possível adaptar alguns itens de casa, como uma cadeira, na qual podemos subir e descer, fazendo o exercício chamado 'step up', agachamento, tríceps e flexão de braço", finaliza.

fisicamente ativo

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF
economia

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico
NOTIFICAÇÃO

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico

Newsletter