Logo Folha de Pernambuco

Denúncia

Saiba como denunciar 'fura-filas' de vacinação contra Covid-19 em Pernambuco

Doses da CoronaVacDoses da CoronaVac - Foto: Thomas Ravelly/Prefeitura de Garanhuns

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta quinta-feira (21), a abertura de um canal de denúncias para desrespeito às filas de vacinação contra a Covid-19. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também prometeu fechar o cerco contra os "fura-filas".

A prioridade, neste primeiro momento da campanha de vacinação, é para trabalhadores de saúde na linha de frente de combate à Covid-19; idosos acima de 60 anos e profissionais de instituições de longa permanência; indígenas aldeados; e maiores de 18 anos com deficiência institucionalizados. 

"Antes mesmo do início do processo de vacinação contra Covid-19, falei que não iríamos admitir pessoas desrespeitando a ordem de prioridade no Recife. Por isso, criamos um canal de denúncias, Respeita a fila, que já está funcionando no site do Conecta Recife", publicou o prefeito em sua página no Twitter.

No site da prefeitura, o denunciante pode preencher um formulário. Não é necessária a identificação, mas caso haja, a ouvidoria garante sigilo. Ainda é possível fazer a denúncia através do 0800 281 0040. A ligação é gratuita.

"Vamos assinar um termo de parceria com o Ministério Público de Pernambuco para que as informações que cheguem à Ouvidoria da Prefeitura do Recife também sejam enviadas prontamente ao Ministério Público para a apuração e o encaminhamento das medidas cabíveis. Não vamos tolerar privilégios!", continuou João Campos.

Após a chegada de denúncias sobre as irregularidades na prioridade de vacinação, o MPPE anunciou reforço na fiscalização nas cidades. O órgão emitiu recomendação válida para todos os municípios do Estado.

Para denunciar, o MPPE abre os seguintes canais:
Disque MP - 127 (das 9h às 13h)
(81) 9.9677-0707 (das 13h às 17h)
WhatsApp: (81) 9.9679-0221

Formulário na internet: https://ouvidoria.mppe.mp.br/#/formulario
Site (com assistente virtual Audivia): www.mppe.mp.br

No formulário do MPPE, é possível anexar a reclamação em relato de texto e enviar mídias como documentos, vídeos e imagens para complementar a denúncia. 

O denunciante deve informar ainda o município de origem da denúncia. Também não é preciso se identificar.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter