Logo Folha de Pernambuco

CIDADANIA

Saiba como emitir carteira de identificação e VEM Livre Acesso para pessoas com autismo

Pessoas com autismo e acompanhante têm direito a andar de graça em viagens metropolitanas e intermunicipais

Laço que faz referência às pessoas com autismoLaço que faz referência às pessoas com autismo - Foto: Divulgação

Para garantir prioridade às pessoas com autismo no atendimento e no acesso aos serviços públicos, o Governo de Pernambuco iniciou, este ano, a distribuição efetiva da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). As pessoas com autismo também têm direito ao transporte público gratuito, bem como seu acompanhante

A CipTEA é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020). Seu objetivo é facilitar a identificação e otimizar o acesso de autistas nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Batizada em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, o texto alterou a Lei nº 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, e a Lei nº 9.265/96, que trata da gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania.

O documento é essencial para acesso a vários direitos, como atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, serviços de cidadania, isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de meia-entrada em sessões de cinema, eventos esportivos e culturais.

Em Pernambuco, a solicitação da CipTEA pode ser feita no site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD)

É preciso preencher um formulário com dados como nome do beneficiário, endereço, data de nascimento, tipo sanguíneo, data de nascimento, CID (classificação da doença) e informações sobre o responsável, além de anexar documentos como laudo médico e comprovante de residência. O sistema indica o local de retirada.

A SDSCJPVD ainda destaca que "realiza um trabalho permanente de disseminação de informações sobre o autismo com o intuito de estimular uma compreensão sem preconceitos sobre o TEA". "Uma das ações em curso é um mapeamento, inédito em Pernambuco, para identificar e entender as necessidades específicas das pessoas com TEA", acrescenta a pasta.

No momento, a SDSCJPVD não emite carteira de identificação específica para pessoas com fibromialgia.

Transporte público
Além da CipTEA, o Governo do Estado disponibiliza às pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla o cartão PE Livre Acesso Intermunicipal, que assegura gratuidade no transporte intermunicipal de Pernambuco, e o VEM Livre Acesso, que dá direito à gratuidade no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

O Grande Recife ressalta que as pessoas com autismo têm acesso à gratuidade no transporte público, bem como seus acompanhantes, em cumprimento à Lei Estadual nº 14.916/2013. Essa lei concede o benefício às pessoas com deficiência. O portador do transtorno autista é considerado pessoa com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 15.487/2015.

Para solicitar o cartão VEM Livre Acesso, a pessoa com deficiência ou responsável deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais perto da sua casa munido de laudo médico.

Nas viagens intermunicipais, a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) explica que é necessário apresentar a carteira de identificação própria expedida pela SDSCJPVD. Já o PE Livre Acesso Intermunicipal pode ser solicitado pelo site da secretaria.

Veja também

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste
Bombardeio

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste

Newsletter