Logo Folha de Pernambuco

Carnaval

Saiba como evitar lesões durante o Carnaval

O folião deve se alongar antes de cair na folia

Foliões em OlindaFoliões em Olinda - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Já pensou em se alongar antes de cair na folia? Essa pode ser uma medida para evitar lesões, principalmente nas pernas e na região das costas, devido ao esforço que brincar o Carnaval exige. Além do alongamento, utilizar sapatos confortáveis e tomar bastante água são atitudes importantes para evitar dores e lubrificar as articulações, respectivamente. 

De acordo com o fisioterapeuta e professor de fisioterapia da Estácio Recife, Alexandre Castelo Branco, o folião pode reservar 30 minutos antes de sair de casa para fazer os alongamentos. Além disso, o tênis é o calçado mais ideal para aproveitar a Folia de Momo

“O tênis seria o mais indicado para poder acomodar melhor os nossos pés, porque quem paga o preço mais alto são os pés, mesmo que o folião não vá dançar ou frevar tanto, mas vai ficar muito tempo em pé assistindo um show, então o tênis acomoda melhor os pés e também diminui o esforço sobre eles”, afirmou Alexandre. 

A água sempre é muito bem-vinda para o nosso corpo. Além de outros diversos benefícios, hidratar-se corretamente ajuda a manter os músculos e ossos mais fortes e resistentes. 

Dores musculares. E agora?
As dores musculares aparecem devido a um esforço contínuo. No Carnaval, por exemplo, as pessoas tendem a ficar muito tempo em pé, dançando e andando muito, o que pode gerar uma inflamação no músculo. 

“A gente orienta aplicar gelo nas áreas que a pessoa estiver sentindo dor, mas nunca colocar direto na pele. Você pode quebrar o gelo em pedacinhos menores, colocar numa toalhinha e aplicar 20 minutos em cima das regiões que sente mais dor. O ideal também é chegar em casa e ter algumas horas de repouso, tomar um bom banho, descansar, esticar o corpo, para poder estar renovado para o dia seguinte”, destacou o fisioterapeuta.

Fisioterapeuta e professor de fisioterapia da Estácio Recife, Alexandre Castelo Branco. Foto: Arquivo pessoal

Mas um alerta: se o período carnavalesco passar e as dores continuarem, o ideal é que o folião procure um atendimento médico, em especial o médico ortopedista. “O folião deve se consultar com um ortopedista para poder ver se houve uma lesão mais séria e tratar se for o caso, porém isso é muito raro”, acrescentou. 
 

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Newsletter