Saiba quais são os sinais que seu corpo emite pela falta de sexo
No momento das relações, o corpo apresenta uma sensação de bem-estar imediato, pois estão presentes endorfinas e dopamina, que proporcionam múltiplos benefícios
O sexo é uma necessidade do corpo humano, e, embora muitos pensem que não requer atenção, não é verdade. Quando você não tem intimidade com outra pessoa há muito tempo, existem alguns sinais que os especialistas expuseram para serem levados em consideração.
O corpo humano é uma máquina muito específica, e toda vez que tem uma necessidade tende a avisar para que medidas sejam tomadas, como quando está com fome, com sede ou com sono, mas, no caso do sexo, para muitas pessoas é muito difícil determinar os sinais.
Quando você não tem um encontro sexual há muito tempo, segundo o portal "Mejor con Salud", isso pode afetar a pessoa a nível físico e emocional, porque, quando esse momento é compartilhado, não se trata apenas de cumprir um prazer, mas outra coisa. A nível sexual, os hormônios atuam positivamente no corpo, influenciando até mesmo o nosso humor.
Leia também
• Quantas calorias homens e mulheres podem queimar durante o sexo? Especialista responde
• Sexo e identidade de gênero estão ligados a diferentes atividades do cérebro; entenda
• Felipe Folgosi diz que não faz sexo há 2 anos: abstinência faz mal à saúde? A ciência responde
O corpo envia sinais de que precisa de sexo porque esta atividade ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse, a fortalecer o sistema imunológico e a aliviar alguns desconfortos físicos. O corpo, no momento das relações sexuais, apresenta uma sensação de bem-estar imediato, pois estão presentes endorfinas e dopamina, o que proporciona múltiplos benefícios ao estado de espírito e à realização das atividades diárias.
A serotonina também aparece na relação sexual e, quando ativada no corpo, traz outros benefícios como regulação da temperatura corporal, digestão e sono. Segundo o Centro de Saúde da Mulher dos Estados Unidos, o sexo ativa neurotransmissores, que não só beneficiam a saúde mental, mas também o funcionamento de outros órgãos, e, embora a masturbação também possa apresentar esses benefícios, eles não são a mesma coisa que o contato pele a pele, com outro indivíduo.
Segundo o livro "O sistema da serotonina", existe uma relação direta entre essa substância e o funcionamento da libido. Quanto aos sinais exatos que podem ocorrer na hora de ter algum tipo de contato sexual, o portal de saúde cita o seguinte:
Irritabilidade
Quando há irritabilidade e mau-humor constantes, pode ser em decorrência do fato de o ápice sexual não ter sido alcançado.
Estresse
O sexo pode ser definido como um tipo de atividade física, e todos sabem que o exercício é uma boa forma de tirar preocupações da mente e alviar o estresse.
Problemas para dormir
Não poder ter momentos privados pode fazer com que você se sinta mal emocionalmente, mas também pode afetar seus ciclos de sono.
Dor em diferentes partes do corpo
Sentir dores de cabeça, por exemplo, pode estar relacionado à falta de relações sexuais. Segundo uma publicação da revista "Cephalalgia", fazer sexo pode aliviar dores de cabeça em alguns pacientes que apresentam esse problema, ou enxaquecas, devido à liberação imediata de endorfinas.
Aparência ruim da pele
Quando a pele apresenta um aspecto menos fresco, macio e com imperfeições, também pode ser por falta de contato íntimo, podendo até ocorrer o aparecimento de acne.
Embora nem todos esses problemas sejam resolvidos com sexo, mas também com hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada, exercícios regulares e controle do estresse, é importante ver esses sinais quando você tem um parceiro e, se for solteiro, opte por desenvolver atividades alternativas à sua rotina para se sentir melhor.