Logo Folha de Pernambuco

Senado aprova

Saiba quem é a primeira mulher que irá comandar a Marinha dos EUA

Nomeada por Biden, Lisa Franchetti foi confirmada com apenas um voto contra no Senado americano

Almirante Lisa Franchetti Almirante Lisa Franchetti  - Foto: Lance CPL. Cody Purchell/divulgação/AFP

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nessa quinta-feira (2), a almirante Lisa Franchetti como comandante da Marinha americana. Com isso, ela se tornou a primeira mulher nesse cargo e no Estado-Maior Conjunto.

Nomeada por Biden no cargo, Franchetti foi confirmada com 95 votos a favor e apenas um contra. Ela já ocupa o cargo interinamente desde agosto.

A militar serviu a bordo de uma série de navios, comandando um contratorpedeiro equipado com mísseis guiados, um esquadrão de contratorpedeiros e dois grupos de ataque de porta-aviões. Franchetti foi vice-comandante das forças navais dos EUA na Europa e também na África, além de vice-chefe de operações navais para desenvolvimento de combate.

Em setembro de 2022, Franchetti foi nomeada vice-comandante de operações navais, segundo cargo da Força.

— Franchetti traz 38 anos de dedicado serviço à nossa nação como oficial comissionada, incluindo seu atual cargo de vice-chefe de operações navais —, disse Biden quando a militar foi nomeada para o cargo em julho.

— Ela é a segunda mulher a alcançar a patente de almirante quatro estrelas na Marinha dos Estados Unidos e, quando confirmada, fará história novamente como a primeira mulher a ocupar o cargo de Chefe de Operações Navais e do Estado-Maior Conjunto —, acrescentou.

O Senado aprovou também a nomeação do General David Allvin para chefiar a Força Aérea dos EUA por 95 votos a favor e um contra, fechando a vaga criada quando o comandante daquele serviço foi nomeado chefe do Estado-Maior Conjunto.

Allvin – um piloto com mais de 4.600 horas de voo, incluindo 100 em combate – serviu anteriormente como vice-comandante da Força Aérea.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter