Logo Folha de Pernambuco

medicina

Saiba quem é Rita Lobato, a 1ª médica formada no Brasil homenageada pelo Google

Nesta sexta-feira (7) completam 158 anos do nascimento da médica; o Doodle de homenagem está disponível para quem acessa a plataforma em território nacional

Google homenageia Rita Lobato, a primeira médica do Brasil Google homenageia Rita Lobato, a primeira médica do Brasil  - Foto: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial/Google/ Reprodução

Nesta sexta-feira (7), o Google homenageia os 158 anos do nascimento de Rita Lobato de Freitas, a primeira médica formada no Brasil. Ela também foi a segunda médica da América Latina e a primeira vereadora do Rio Grande do Sul.

A visualização do Doodle (ou desenho) está disponível apenas para pessoas que acessam a plataforma em território nacional.

Quem foi Rita Lobato?
Nascida na cidade de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 7 de junho de 1866, ela iniciou seus estudos no Rio de Janeiro aos 17 anos de idade, segundo a pesquisa de Francisco Bruno Lobo, historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após o primeiro ano no Sudeste, ela foi transferida para Salvador, na Bahia, com concessão especial por conta de problemas de saúde do seu irmão.

Aos 21 anos, ela se formou como a primeira médica do país. Isso se deu porque Rita conseguiu diminuir seu tempo na universidade ao realizar os chamados exames, ou provas, de um ano superior ao seu e assim, finalizou o curso de seis anos em quatro.

Ainda, de acordo com Lobo, a sua tese de doutoramento (trabalho de conclusão) teve como título: "O paralelo entre os métodos preconizados na operação cesariana".

"Foi apresentada em 30 de setembro, defendida em 24 de novembro e aprovada com distinção. Colou grau no dia 10 de dezembro de 1887 e seu diploma foi expedido com data de 31 de julho de 1888", escreveu o historiador em um texto dedicado à história da médica.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter