Logo Folha de Pernambuco

RELIGIOSIDADE

Salve Jorge! Santo Guerreiro é celebrado nesta terça-feira (23); conheça detalhes

Devido ao sincretismo religioso, Jorge também é venerado nas religiões de origem africana

Ogum e São JorgeOgum e São Jorge - Foto: Pai Paulo de Oxalá/Reprodução

Nesta terça-feira (23), vários devotos direcionam sua fé para o São Jorge Guerreiro. Para os católicos, o santo é símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados. Jorge também é venerado nas religiões do Candomblé, Umbanda e reconhecido como Ogum. 

Quem foi São Jorge?
De fato, não há provas de que São Jorge tenha existido, mas, acredita-se que São Jorge tenha nascido na Capadócia, região que atualmente faz parte da Turquia, por volta de 280 d.C. Ele era um soldado romano que servia sob o imperador Diocleciano, conhecido por suas perseguições aos cristãos.

A lenda mais famosa associada a São Jorge é a do combate contra o dragão. De acordo com os relatos, havia um dragão que aterrorizava a cidade de Silene, na Líbia. O animal exigia regularmente a entrega de jovens como tributo, até que chegou a vez da filha do rei. São Jorge, ao tomar conhecimento, enfrentou o dragão, atravessando-o com sua lança e salvando a princesa e a cidade. Esse episódio é simbólico e representa a vitória do bem sobre o mal.

São Jorge é venerado porque, durante a perseguição aos cristãos, ele se recusou a renunciar sua fé e adorar os deuses romanos. Por isso, foi torturado e decapitado em 23 de abril de 303, tornando-se um dos mais importantes mártires cristãos.

Sincretismo religioso
Na religião católica, São Jorge é celebrado como um mártir e um guerreiro santo, conhecido por sua coragem, fé inabalável e proteção divina. Sua imagem em cima de um cavalo branco, empunhando uma lança e derrotando um dragão, é icônica e simboliza a vitória do bem sobre o mal e a luz sobre as trevas.

Na umbanda e no candomblé, São Jorge é associado a Ogun, orixá das guerras, dos metais e da tecnologia. Ogun é reverenciado como um protetor e um guerreiro, assim como São Jorge, e sua energia é invocada para enfrentar desafios, cortar demandas negativas e abrir caminhos.

Em algumas cidades do País, São Jorge está relacionado ao orixá Oxóssi, representado na figura do cavaleiro, que "mata o dragão" e caça.

A cor de Ogum na umbanda é o vermelho e branco, enquanto no candomblé é o azul-escuro. Como oferendas, podem ser oferecidos inhame e feijão-preto ao orixá.

É feriado no Brasil?
No Estado do Rio de Janeiro, o dia 23 de abril é exclusivamente dedicado ao santo e foi decretado feriado desde 2008. Outras cidades espalhadas pelo Brasil que têm o dia de veneração ao santo são: São Jorge de Ilhéus, na Bahia; São Jorge d'Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio, no Paraná; e São Jorge, no Rio Grande do Sul.

No mundo, a data é celebrada em lugares como Canadá, Portugal, Albânia, Etiópia, Reino Unido, Bulgária, Espanha e Geórgia.
 

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
Vaticano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente
ÁSIA

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente

Newsletter