Sanofi Medley retira medicamentos com Losartana de circulação
O produto está sendo retirado de circulação devido a impurezas encontradas nele, que podem aumentar o risco de câncer e causar mutações
A farmacêutica Sanofi Medley recolheu todos os lotes dos medicamentos com Losartana. O remédio é utilizado no tratamento de pressão arterial e insuficiência cardíaca, e está sendo retirado de circulação devido a impurezas encontradas no produto, que podem aumentar o risco de câncer e causar mutações.
A Sanofi explica que a medida é uma forma de prevenção e não aconteceu somente no Brasil. Além disso, este recolhimento não resulta em custos para o paciente, mas também é importante saber que a interrupção repentina do tratamento com Losartana pode apresentar riscos à saúde.
Os riscos que a interrupção abrupta do tratamento são maiores do que os riscos que as impurezas encontradas apresentam.
Leia também
• 'Acredito que foi um milagre', diz Juliette sobre aneurisma
• Grupo técnico da OMS recomenda dose de reforço contra Covid-19
• Farmacêutica brasileira faz acordo para trazer ao país nova vacina de dose única
Serão recolhidos os lotes dos remédios:
- Valtrian HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg
- Valtrian HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg
- Valtrian 50mg (losartana potássica)
- Valtrian 100mg (losartana potássica)
A famarcêutica orienta que quem tiver algum destes medicamentos deve agendar a coleta da medicação através do serviço de atendimento da Medley 0800-703-0014, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Em nota, a Sanofi Medley afirmou que até o momento não há nenhum dado que mostre que o remédio com a impureza tenha causado algum dano relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade na saúde de pacientes. Isso significa que não existem riscos imediatos relacionado ao uso dos medicamentos com Losartana.