Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Sanofi Medley retira medicamentos com Losartana de circulação

O produto está sendo retirado de circulação devido a impurezas encontradas nele, que podem aumentar o risco de câncer e causar mutações

LosartanaLosartana - Foto: Divulgação/ Sanofi Medley

A farmacêutica Sanofi Medley recolheu todos os lotes dos medicamentos com Losartana. O remédio é utilizado no tratamento de pressão arterial e insuficiência cardíaca, e está sendo retirado de circulação devido a impurezas encontradas no produto, que podem aumentar o risco de câncer e causar mutações.

A Sanofi explica que a medida é uma forma de prevenção e não aconteceu somente no Brasil. Além disso, este recolhimento não resulta em custos para o paciente, mas também é importante saber que a interrupção repentina do tratamento com Losartana pode apresentar riscos à saúde.

Os riscos que a interrupção abrupta do tratamento são maiores do que os riscos que as impurezas encontradas apresentam.

Serão recolhidos os lotes dos remédios:

A famarcêutica orienta que quem tiver algum destes medicamentos deve agendar a coleta da medicação através do serviço de atendimento da Medley 0800-703-0014, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Em nota, a Sanofi Medley afirmou que até o momento não há nenhum dado que mostre que o remédio com a impureza tenha causado algum dano relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade na saúde de pacientes. Isso significa que não existem riscos imediatos relacionado ao uso dos medicamentos com Losartana.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter