Logo Folha de Pernambuco

Centro do Recife

São João do Recife 2024: Desfile das Bandeiras Juninas é o destaque no Bairro do Recife

Cortejo tomou ruas do bairro para homenagear os santos que compõem o período junino; público marcou presença em mais um dia do São João do Recife

São João do Recife: cortejo do Desfile das Bandeiras Juninas 2024São João do Recife: cortejo do Desfile das Bandeiras Juninas 2024 - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Ainda faltando uma semana para o dia oficial, o São João do Recife 2024 não para. Cada esquina do Bairro do Recife, no centro da capital pernambucana, já festeja o São João com muito forró e cultura popular.

Neste domingo (16), as ruas do bairro receberam o Desfile das Bandeiras que, tradicionalmente, reúne grupos de diferentes localidades da Região Metropolitana do Recife em homenagem aos santos que integram o período: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro.

Em cortejo desde 1993, o Desfile das Bandeiras Juninas saiu da rua da Moeda, às 17h, percorrendo as ruas da Guia, Arsenal, Bom Jesus e terminando na Sala de Reboco montado no Boulevard da Rio Branco.

“É neste ato, que junta festa e fé, que o povo reafirma seu respeito e confiança em José, Antônio, João e Pedro. Um desfile de emoções, com a força da gratidão e da alegria, também tão típicas da nossa cidade”, afirmou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, sobre o Desfile das Bandeiras. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Pluralidade cultural e religiosa
Dentre as 14 bandeiras e grupos culturais, há os que acompanham o cortejo desde o início. É o caso de Cid Cavalcanti, que faz parte do Bloco o Bonde falou da satisfação e do orgulho de participar desde o primeiro ano. 

“Então, para nós, além de uma grande alegria, é a certeza da manutenção de um festejo, de um ritual religioso, de uma devoção aos Santos dos Juninos e, no nosso caso em particular, que nós temos um vínculo com o orixá Xangô, que é o orixá que representa o fogo, e no sincretismo religioso está associado a São João Batista. Então, além de uma festa, é um momento de celebração”, contou à Folha de Pernambuco.

Cid CavalcantiCid Cavalcanti participa do desfile desde 1993. Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A coordenadora do desfile, Carmen Lélis, também falou da dimensão de se manter as tradições juninas. “Além dos grupos já consagrados, também vem os grupos da terceira idade, de jovens. Então é uma ação extremamente importante e tradicional que traz a bandeira de São João e um acorda-povo para a cidade. É de grande importância que a gente tenha e mantenha essa tradição.

Carmem LélisCarmem Lelis, coordenadora do desfile das Bandeiras Juninas | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

São João do Recife 2024 é para todos
O momento reuniu público de todas as idades. Dos pequenos fantasiados até os mais vividos se divertiam ao som de diversos grupos da cultura popular, trio pé-de-serra, blocos líricos e bandas tocando as cantigas de São João. 

É o caso do administrador Guilherme Balbino que levou sua filha Clarice, de um ano, para curtir o São João do Recife. “O primeiro trouxemos ela ainda muito novinha, neste ano viemos curtir um pouco mais. Estamos adorando, já que o clima está muito tranquilo. É bom reverenciar a cultura que temos aqui no Estado”, pontuou. 

Casal leva criança para curtir o São João do Recife 2024Casal leva filha para curtir o Carnaval do Recife 2024 | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A programação tem chamado a atenção das pessoas. Katiane Cabral e Pedro Barros estavam almoçando em Boa Viagem, na Zona Sul, e foram até o Recife Antigo para verem as apresentações no local. “Ficamos sabendo que estava rolando forró por aqui e escutamos o almoço para prestigiar um pouco o São João do Recife. Tá sendo muito animado”, disse o casal.

 

Veja também

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial
política

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Ucrânia aumenta pressão sobre Otan por mais armas e garantias de segurança
defesa

Ucrânia aumenta pressão sobre Otan por mais armas e garantias de segurança

Newsletter