POLUIÇÃO

Qualidade do ar em SP: cidade tem 2º dia seguido com pior índice entre maiores cidades do mundo

Das 22 estações de medição na região metropolitana, cinco registram a classificação "muito ruim", 14 são apontadas como "ruins" e quatro como "moderada"

Vista da cidade de São PauloVista da cidade de São Paulo - Foto: Fabio Nóbrega/Folha de Pernambuco

Pelo segundo dia consecutivo, a qualidade do ar em São Paulo foi considerada a pior do mundo, conforme a empresa suíça de tecnologia IQAir, que monitora as condições da poluição em grandes cidades.

O ranking de 120 metrópoles publicado no site da plataforma indica que, nesta terça-feira (10), São Paulo ocupava o topo na lista, seguida de Kinshasa, na República Democrática do Congo, e Jerusalém, em Israel. Na véspera, a cidade já havia figurado em primeiro lugar na parte da manhã.

A empresa suíça é especializada em tecnologia da qualidade o ar e organiza o ranking de 120 grandes cidades do mundo com dados gerados por estações operadas pelos governos locais, instituições de pesquisa regionais e organizações sem fins lucrativos. A classificação segue parâmetros de qualidade americanos.

A análise coincide com a da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com a instituição, a qualidade do ar nesta terça na região metropolitana de São Paulo, de forma geral, é "muito ruim", com possibilidade de "aumento de sintomas respiratórios para a população em geral".

Das 22 estações de medição na região metropolitana, cinco registram a classificação "muito ruim", 14 são apontadas como "ruins" e quatro como "moderada". A classificação da qualidade do ar pela Cetesb vai de boa a péssima, passando por moderada, ruim e muito ruim.

A qualidade do ar está muito ruim devido à suspensão de material particulado oriundo das queimadas que ocorrem em todo o País. Este material está sendo carreado para o Sudeste, segundo o órgão. Por outro lado, as condições meteorológicas não estão favorecendo à dispersão dos poluentes, por conta da estiagem e dos ventos fracos, acrescenta.

Nessa classificação, de acordo com a Cetesb, pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças podem ter os sintomas agravados. A população em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço. A indicação é reduzir esforço físico pesado ao ar livre O tempo seco e a onda de calor devem continuar em São Paulo, ao menos, até domingo, dia 15.

Veja também

Três estados americanos fecham praias após surgimento de agulhas de seringa
ESTADOS UNIDOS

Três estados americanos fecham praias após surgimento de agulhas de seringa

Saiba quais são os cuidados que devemos ter para evitar acidentes enquanto passeamos com cães
COMPORTAMENTO

Saiba quais são os cuidados que devemos ter para evitar acidentes enquanto passeamos com cães

Newsletter