São Paulo registra segunda morte por varíola dos macacos no estado
Paciente de 37 anos fora diagnosticado em agosto em Praia Grande e morreu hospital de Santos, no litoral
A prefeitura de Praia Grande confirmou neste final de semana a 2ª morte ocorrida por varíola dos macacos no estado de São Paulo, a 7ª registrada no país.
O paciente era um homem de 37 anos e foi também a primeira vítima morta fora da capital do estado. O óbito ocorreu na madrugada de sábado.
"Ele foi diagnosticado com a doença no início de agosto", afirmou a prefeitura, em comunicado. "Em setembro foi internado em um hospital particular da cidade por infeções secundárias. Posteriormente foi transferido para um hospital particular em Santos, onde faleceu."
O caso estava sendo acompanhado pela secretaria municipal de Saúde, que realizou treinamento de profissionais em agosto para lidar com a epidemia.
"Em todo o período em que esteve internado, o paciente foi acompanhado pelo serviço Acolhe Praia Grande da Secretaria de Saúde de Praia Grande e monitorado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica", informo o comunicado.
O número de casos da varíola dos macacos no estado de São Paulo, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), já bateu os 3.901, sendo que 92% das vítimas são homens e mais da metade na faixa dos 25 a 40 anos.
Na primeira semana de outubro, o estado registrou 40 casos. O número segue em tendência de redução. O pico de casos ocorreu no fim de julho, com 503 casos em uma semana.