Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

São Paulo registra segunda morte por varíola dos macacos no estado

Paciente de 37 anos fora diagnosticado em agosto em Praia Grande e morreu hospital de Santos, no litoral

Varíola dos macacosVaríola dos macacos - Foto: Brian Mahy/CDC

A prefeitura de Praia Grande confirmou neste final de semana a 2ª morte ocorrida por varíola dos macacos no estado de São Paulo, a 7ª registrada no país.

O paciente era um homem de 37 anos e foi também a primeira vítima morta fora da capital do estado. O óbito ocorreu na madrugada de sábado.

"Ele foi diagnosticado com a doença no início de agosto", afirmou a prefeitura, em comunicado. "Em setembro foi internado em um hospital particular da cidade por infeções secundárias. Posteriormente foi transferido para um hospital particular em Santos, onde faleceu."

O caso estava sendo acompanhado pela secretaria municipal de Saúde, que realizou treinamento de profissionais em agosto para lidar com a epidemia.

"Em todo o período em que esteve internado, o paciente foi acompanhado pelo serviço Acolhe Praia Grande da Secretaria de Saúde de Praia Grande e monitorado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica", informo o comunicado.

O número de casos da varíola dos macacos no estado de São Paulo, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), já bateu os 3.901, sendo que 92% das vítimas são homens e mais da metade na faixa dos 25 a 40 anos.

Na primeira semana de outubro, o estado registrou 40 casos. O número segue em tendência de redução. O pico de casos ocorreu no fim de julho, com 503 casos em uma semana.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter