Logo Folha de Pernambuco

PREOCUPAÇÃO

Saúde de iraniana e Nobel da Paz presa Narges Mohamadi gera preocupação

Mohamadi foi hospitalizada várias vezes durante sua detenção desde novembro de 2021

Ativista iraniana Narges Mohammadi ganha o Prêmio Nobel da PazAtivista iraniana Narges Mohammadi ganha o Prêmio Nobel da Paz - Foto: Narges Mohammadi Foundation/AFP

Os familiares e seguidores da presa iraniana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Narges Mohamadi, expressaram, nesta quinta-feira (1º), sua "profunda inquietação" sobre o seu estado de saúde e exigiram a sua libertação e atenção médica urgente.

A coalizão "Narges Livre" alertou, em um comunicado, a "deterioração do estado de saúde" da ativista de 52 anos, presa na penitenciária de Evin, no Teerã, desde novembro de 2021.

A coalizão informou ter recebido, no dia 30 de julho, os resultados médicos realizados no início do mês, os quais mostram "uma preocupante degradação de sua saúde devido a riscos cardiovasculares, complicações gastrointestinais e uma hérnia de disco".

Mohamadi foi hospitalizada várias vezes durante sua detenção desde novembro de 2021 e foi submetida a angioplastia e colocação de stent para uma artéria coronária bloqueada, lembra a coalizão.

O stent precisa ser trocado e as análises dos médicos mostram que outras artérias também devem ser tratadas, segundo o comunicado, que acrescenta que Mohamadi também sente intensas dores na coluna e joelho, necessitando de cuidados apropriados "que foram negados até o momento".

A ativista sofre de lesões no estômago e no esôfago, recorda a coalizão, que exige às autoridades iranianas "libertarem imediatamente Mohamadi e lhe assegurarem o acesso imediato a um médico adequado".

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 foi condenada e presa várias vezes nos últimos 25 anos pela sua luta contra o véu obrigatório para as mulheres e a pena de morte.

"Ela passou mais de dez anos de sua vida atrás das grades, e as sentenças continuam a ser acrescentadas em retaliação às suas declarações na prisão”, destacou a coalizão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter