Pernambuco

SDS anuncia investimentos em armas e coletes para forças de segurança

Profissionais terão o incremento de novos equipamentos, além do aumento de câmeras de videomonitoramento

Humberto Freire, secretário de Defesa Social de PernambucoHumberto Freire, secretário de Defesa Social de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, anunciou nesta quinta (4) novos investimentos para reequipar as operativas de segurança em Pernambuco. A novidade foi divulgada durante reunião do Pacto Pela Vida, realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). Os policiais terão em breve o incremento de novos armamentos, além do aumento de coletes de proteção e câmeras de videomonitoramento. 

“Fizemos investimentos focados no policial, com equipamentos de proteção e armamento para servir nossas forças de segurança. Adquirimos 280 pistolas Glock e 4.850 Beretta. Já tínhamos feito a aquisição de 500 mil munições de nove milímetros para essas novas armas, ao custo de R$ 3,4 milhões. O investimento total no armamento, e nos oito mil coletes novos de proteção, foi na ordem de R$ 25 milhões. Teremos um acréscimo de mais de 50% do que temos hoje de coletes. Atualmente, temos equipamentos utilizados por escala de serviço , mas queremos que em breve eles (policiais) tenham seu próprio colete, sem a necessidade de passar o equipamento de um para o outro, ajudando também na conservação do objeto”, afirmou Humberto Freire, secretário de Defesa Social do Estado. 

Entrega em breve

De acordo com o secretário, os policiais já poderão fazer uso dos novos equipamentos ao longo do segundo semestre. “As glocks já chegaram e estão passando pela alfândega. Em breve, entregaremos à Polícia Militar, assim como as outras pistolas e os coletes, que devem chegar ao longo do ano. É um investimento importante para a atividade dos policiais, reduzindo a criminalidade”, ressaltou.

Câmeras de vigilância

Além dos equipamentos, Pernambuco também investirá em tecnologia, com a instalação de mais câmeras, contando também com futuros concursos para aumentar o efetivo policial. “Estamos próximos de lançar nosso novo edital de videomonitoramento de vias públicas. A previsão é que saia em agosto. Passaremos de 400 para duas mil câmeras espalhadas no Estado. Já tivemos, durante o primeiro semestre, a formatura das novas turmas de policiais. Nos últimos oito anos, nós tivemos o ingresso de mais de 8.500 profissionais de segurança pública. Estamos validando o estudo dos quantitativos para, em breve, lançar os editais de concursos para as operativas da SDS: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros. O edital deve sair no fim do segundo semestre para termos novos profissionais em 2023”, concluiu. 

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter